E acabou a nossa ansiedade porque o filme de terror mais aguardado de 2023 finalmente chegou aos cinemas.
O Hype estava tão grande que eu preciso começar este texto te tranquilizando dizendo que sim, o filme é ótimo, não é um novo clássico do terror e também não é perfeito, mas sem dúvida alguma vale a pena assistir.
Uma premissa original, mas os detalhes fazem a diferença
Na história, temos um grupo de adolescentes que estão em posse de uma mão embalsamada que um dia já foi a mão de um médium.
Quem toca nesta mão e fala as palavras mágicas consegue ter contato com o mundo espiritual, porém existem algumas regras que precisam ser seguidas para que esse contato seja o mais seguro possível.
E, se tratando de um grupo de adolescentes, é óbvio que essas regras não seriam seguidas por muito tempo.
O que faz com que Fale Comigo (Talk to Me) se destaque são os detalhes. O objeto que faz com que as pessoas consigam se comunicar com o mundo espiritual, a mão embalsamada, é um objeto diferente.
Essa pequena mudança já foi suficiente para chamar a atenção do público. Além disso, a forma como as regras são estabelecidas e quebradas é muito interessante, pois os personagens têm consciência do perigo e tomam precauções.
Outro destaque é a forma de contato com os espíritos. Não estou me referindo à mão em si, mas sim ao contato em si. É algo que precisa ser visto para ser entendido, mas posso dizer que é algo original e surpreendente.
Um filme que segue a fórmula do terror sobrenatural
O desenvolvimento da história segue a fórmula dos filmes de terror sobrenatural que já estamos acostumados. Pessoas mexem com algo que não deviam e coisas estranhas começam a acontecer.
Nesse aspecto, Fale Comigo não se diferencia muito dos outros filmes do gênero. Porém, isso não compromete o filme de forma alguma, pois ele consegue prender a atenção do espectador ao longo de toda a sua duração.
O ritmo do filme não é frenético, mas também não deixa a história esfriar ou ficar desinteressante.
Tensão e sangue, mas sem exageros
O filme não conta com muitas cenas pesadas no quesito violência, mas existe uma cena em particular que vai agradar a galera que gosta de sangue.
Porém, também existe uma cena nojenta que não vai agradar ninguém. Você vai entender do que estou falando quando assistir ao filme.
Além disso, as cenas de tensão são bem construídas, com efeitos práticos muito bons. Os momentos em que os personagens estão em contato com a mão embalsamada são os mais intensos do filme.
Já nos momentos em que não estão em contato, os espíritos se apresentam da forma que estamos acostumados, o que pode ser considerado “mais do mesmo”.
Enredo atrativo, Personagens cativantes e uma resolução condizente
Um ponto positivo de Fale Comigo é que eu me importei com os personagens, principalmente a protagonista Mia. O filme cria um background interessante para ela, mostrando como a parte sobrenatural afeta sua vida.
Alguns outros personagens têm algumas inconsistências em suas personalidades, mas isso é algo que pode ser ignorado.
A resolução da história é condizente com o que foi apresentado ao longo do filme. O filme dá dicas do que poderia acontecer com a protagonista e finaliza exatamente como sugeriu.
Deixa uma brecha para um segundo filme, sem deixar pontos de interrogação na nossa cabeça.
Conclusão
Em resumo, Fale Comigo é um filme muito bom, mas não é um novo clássico do terror como muitos esperavam.
Onde está disponível o filme Fale Comigo?
Já esta disponível via streaming, no Prime Video
Qual a classificação indicativa de Fale Comigo?
Terror/Suspense – 94 Min • 16 anos.
Vai ter parte 2 do filme Fale Comigo?
Sim! A A24 confirmou que está desenvolvendo uma sequência para o aclamado terror “Fale Comigo”.
A continuação será lançada nos cinemas nacionais no dia 17 de agosto.
Qual a bilheteria de Fale Comigo?
Com 95% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, o terror já arrecadou US$ 26,1 milhões mundialmente, a partir de um orçamento de apenas US$ 4,5 milhões