Por Onde Anda Damon Wayans?
Você se lembra do sitcom americano Eu, A Patroa e as Crianças? Se você, assim como eu, é fã de filmes e séries de comédia, eu aposto que sim! Esse seriado foi exibido originalmente pelo canal ABC (American Broadcasting Company) a partir de 2001 e chegou ao Brasil em 2002, provocando um sucesso absoluto que é aclamado até os dias de hoje.
Quem é Damon Wayans?
Grande parte deste sucesso é atribuído ao ator protagonista, que também é co-criador e coprodutor do seriado: Damon Wayans, o eterno Michael Kyle.
Durante sua trajetória profissional, Damon demonstrou repetidamente seu talento e habilidade humorística em diversos projetos de sucesso, uma característica que também é compartilhada por vários membros de sua família, conforme será evidenciado a seguir.
A Família Wayans
Damon Wayans nasceu no dia 4 de setembro de 1960 em Nova York, Estados Unidos. Ele foi o terceiro filho de um total de 10 irmãos, provenientes do casamento entre Hell e Elvira Wayans.
O pai de Damon desempenhava o papel de gerente em um supermercado, enquanto sua mãe atuava como assistente social. Além disso, nos finais de semana, ela também se aventurava como cantora em trabalhos extras.
Eles cresceram no Harlem, vizinhança tradicional da grande metrópole americana, mas que eventualmente tiveram que se mudar para um conjunto habitacional, pois sustentar uma família tão numerosa não é uma tarefa fácil.
Como podemos deduzir, você já deve ter percebido uma conexão evidente com o sobrenome de Damon até este ponto. O talento parece ser uma característica inerente à família, já que outros três irmãos dele também alcançaram grande destaque na indústria cinematográfica de Hollywood.
A irmandade conta com Keenen, um dos mais velhos e primeiro a fazer sucesso junto com Damon, além de Shawn e Marlon, irmãos mais novos que têm apenas um ano de diferença entre eles e protagonizaram grandes sucessos como As Branquelas e a franquia Todo Mundo em Pânico.
Juntos, os irmãos criaram uma produtora chamada Wayans Brothers (ou Wayans Bros), que é responsável pela criação de boa parte dos sucessos que eles encabeçaram.
Com isso, o filho de Damon, que compartilha o mesmo nome do pai, seguiu os passos de sucesso do progenitor e se estabeleceu como ator, roteirista e produtor. Ele trabalhou em diversas produções aclamadas da indústria cinematográfica norte-americana, consolidando assim um legado familiar notável.Que família, hein?
Desafios e Superação
Mas nem tudo foi fácil na vida de Damon Wayans. O ator enfrentou várias dificuldades ao longo de sua jornada. Durante a infância, ele precisou lidar com uma deficiência congênita no pé, o que o fez enfrentar dificuldades de locomoção e sofrer bullying entre os amigos no colégio e na vizinhança.
Apesar disso, Damon conseguiu transformar essa dor em algo positivo. Foi nessa época que ele descobriu seu talento para o humor, usando-o como uma forma de enfrentar os comentários maldosos e permitir que ele sobrevivesse em meio àquele caos.
Com muito esforço e dedicação, Damon conseguiu superar suas dificuldades e se destacar. Antes de terminar o Ensino Fundamental, ele precisou abandonar os estudos para ajudar nos custos da casa, já que era um dos irmãos mais velhos. Ele passou por diversos empregos, mas o que permaneceu por mais tempo foi como atendente dos Correios.
O Caminho para o Sucesso
Contudo, Damon nunca se contentou com o status quo e sempre teve a convicção de que podia alcançar alturas ainda maiores.
Foi assim que, em 1982, com apenas 22 anos, ele e seu irmão mais velho, Keenen, se mudaram para Los Angeles em busca de uma oportunidade para mostrar seu talento.
O começo não foi fácil, como quase nunca é, mas não demorou muito para que os irmãos Wayans fossem notados. Damon conquistou um lugar nos palcos, se apresentando com espetáculos de stand-up por toda a cidade. A cada apresentação, ele conquistava mais espaço e notoriedade.
Em 1984, Damon foi finalmente notado por um grande produtor e recebeu a primeira oportunidade de estrelar no mundo cinematográfico. Ele atuou ao lado de ninguém menos que Eddie Murphy no filme “Um Tira da Pesada”. Foi nessa mesma época que ele conheceu sua primeira esposa, Lisa Turner, com quem ficou casado por 16 anos e teve quatro filhos, incluindo Damon Junior.
A Ascensão nos Anos 90
Foi nos anos 90 que Damon Wayans realmente se destacou e se consolidou de uma vez por todas. Ele se juntou com seu irmão Keenen e, com a experiência e o prestígio que conseguiram adquirir ao longo dos anos em Los Angeles, desenvolveram um programa de comédia destinado ao público jovem para ser exibido pelo canal Fox.
O programa foi chamado de “In Living Color” e, apesar de não ter ficado tão conhecido no Brasil, acabou se tornando um dos maiores sucessos da plataforma. Foi através desse espetáculo que Damon e todos os irmãos Wayans ficaram conhecidos nacionalmente nos Estados Unidos.
O elenco do programa contou com nomes de peso como Jim Carrey, David Alan Grier e Jamie Foxx, além das participações especiais de Chris Rock e Jennifer Lopez. O programa ficou no ar de 1990 a 1994 e ganhou diversos prêmios. Damon foi indicado ao Awards quatro vezes, mas infelizmente não venceu nenhuma delas.
Eu, A Patroa e as Crianças
Depois do sucesso de “In Living Color”, Damon continuou com seus espetáculos de stand-up, algo que sempre conciliou enquanto estava na TV, pois era uma das principais fontes de renda, além de atrair uma considerável parcela do público que ele já havia conquistado.
Damon também aproveitou para se concentrar em sua carreira no cinema, um desejo que ele nunca perdeu de vista. O ator conseguiu alguns papéis, mas nada muito relevante, especialmente para o público brasileiro.
No entanto, em 2001, Damon teve a oportunidade de estrelar um novo programa de TV que viria a se tornar um grande sucesso: “Eu, A Patroa e as Crianças”. A série estreou no canal ABC e veio para o Brasil no ano seguinte, sendo exibida pelo SBT.
“Eu, A Patroa e as Crianças” mostra o cotidiano de uma família que enfrenta problemas comuns, tentando levar tudo com muito bom humor. Além de atuar, Damon também é co-criador da série. O programa foi produzido até 2005, contando com cinco temporadas e 123 episódios.
Infelizmente, a série terminou com um gancho, pois tudo indicava que seria renovada por mais um ano, o que não aconteceu. Muitas pessoas ficaram frustradas com esse final em aberto, mas o fato é que o seriado foi recebido com surpresa, até mesmo pela própria produção e elenco.
As especulações para os possíveis motivos do cancelamento repentino são o crescimento da audiência de programas de shows de talento, como o American Idol, e o surgimento dos reality shows, que moldaram boa parte da grade de programação da época.
O Desaparecimento de Damon Wayans
Depois do fim de “Eu, A Patroa e as Crianças”, Damon Wayans sumiu dos holofotes e da grande mídia. Ele passou a se dedicar integralmente ao stand-up, e os únicos momentos em que ele aparecia eram em cortes ou divulgações de seus shows.
No entanto, ele não teve participações significativas na TV tampouco conseguiu se destacar na indústria cinematográfica. Mesmo assim, seus espetáculos continuavam a ter sucesso de público, e ele viajava o país todo com suas apresentações.
Tudo isso mudou em 2013, quando Damon recebeu o diagnóstico de diabetes tipo 2, uma doença hormonal que provoca insensibilidade do corpo à insulina, hormônio responsável por regular as taxas de açúcar no sangue. A comorbidade impactou profundamente sua carreira, pois ele passou a ter dificuldades para viajar e precisou ter um cuidado redobrado com a alimentação e as taxas de glicose no sangue.
Além disso, em 2015, Damon descobriu que tinha um tumor benigno na glândula pituitária, também conhecida como hipófise, que está diretamente ligada ao hipotálamo, importante centro de controle de várias funções cerebrais. O comediante precisou se ausentar dos palcos para se tratar, passou por cirurgias e conseguiu sair vencedor.
Depois de ter visto a morte tão de perto, Damon decidiu se aposentar e passar mais tempo ao lado das pessoas que ele ama. No entanto, esse plano não durou muito tempo. No ano seguinte, em 2016, ele foi convidado a fazer parte do elenco de uma série baseada na franquia de filmes “Máquina Mortífera”. Ele atuou neste projeto até 2019, mas depois de se envolver em algumas polêmicas com outros atores do seriado e de se ver trabalhando quase 16 horas por dia, resolveu deixar o trabalho de lado para passar mais tempo em casa.
Atualmente, Damon Wayans tem se dedicado ao ramo da tecnologia, trabalhando no desenvolvimento de aplicativos. No entanto, ele também voltou a escrever sketches de comédias para programas de TV, mostrando que seu talento ainda está vivo e ativo.
O Futuro de Damon Wayans
Rumores indicam que Damon está criando um novo projeto para a ABC, junto com Don Reo, roteirista de “Eu, A Patroa e as Crianças”. Mesmo canal, mesmos criadores. Será que podemos sonhar com uma possível continuação do seriado tão amado por nós?
Talvez seja cedo demais para dizer, mas só de ter a assinatura de Damon Wayans, já é um bom sinal. Para mim, é como um selo de qualidade, e eu confesso que mal posso esperar!
Eterno Michael Kyle
Damon Wayans é um talento único que conquistou o coração do público com seu humor e carisma. Sua jornada não foi fácil, mas ele conseguiu superar todos os obstáculos e se tornar um dos grandes nomes da comédia americana.
Apesar de ter se afastado dos holofotes nos últimos tempos, Damon Wayans deixou um legado de sucesso e alegria. Seu talento continua vivo nas memórias dos fãs e em suas produções.
Agora, nos resta aguardar ansiosamente por seus próximos projetos. Até lá, vamos relembrar seus melhores momentos e celebrar sua incrível trajetória!